terça-feira, 1 de abril de 2008

A plataforma .NET

Vou iniciar meus post falando um pouco sobre a plataforma de desenvolvimento que usamos para contruir o Customer Bridge

Usamos a plataforma .NET, que lê-se dotnet. Essa plataforma é um ambiente que permite o desenvolvimento de aplicações desktop (Windows ou console), aplicações para dispositivos móveis (palm-tops, celulares) e aplicações web. Esse ambiente foi criado para o desenvolvimento de software para a internet e aplicações distribuídas.

Essa plataforma possui alguns recursos que ajudam a aumentar a produtividade de desenvolvedores de aplicações, são elas:
  • Multi-plataforma – todo código desenvolvido, ao ser compilado, é interpretado, depurado e transformado em uma linguagem intermediária, que deveria funcionar em qualquer plataforma, por exemplo: Windows, Linux, Mach;
  • Multi-linguagem – qualquer linguagem que seja compatível com o framework de desenvolvimento .NET pode ser reutilizada, por exemplo: C#, J#, VB;
  • Orientada a objetos – possui uma grande e eficiente biblioteca de classes, que facilita e torna mais rápido o desenvolvimento de sistemas;
  • Melhor suporte para páginas web dinâmicas com uso da tecnologia Active Server Pages (ASP).NET em substituição do ASP;
  • Eficiente acesso a dados através de componentes coletivamente denominados de Active Data Objects (ADO).NET, e para acesso a arquivos ediretórios através de eXtensible Markup Language (XML);
  • Compartilhamento de código através de assemblies em substituição das DLL tradicionais;
A arquitetura do framework .NET está apresentada na figura abaixo



Plataforma .NET


O ambiente em tempo execução é um dos principais componentes do framework .NET, também conhecido como Common Language Runtime (CLR). A CLR é uma aplicação similar a uma máquina virtual que se encarrega de providenciar a execução das aplicações para ela escritas. São oferecidos a estas aplicações numerosos serviços que facilitam seu desenvolvimento e manutenção favorecendo sua confiança e segurança.

O Common Type System (CTS) ou sistema comum de tipos, faz parte da CLR e define os tipos de dados suportados pelo .NET

O Common Language especification (CLS) ou especificação comum da linguagem é o conjunto de padrões mínimos que os compiladores projetados para .NET precisam seguir. Com esses padrões, podemos criar sistemas em diferentes linguagens e interagir entre elas dentro do .NET. Ou seja, nada impede que eu programe em C# e VB na mesma aplicação.

Por fim temos o Base Class Library (BCL) que é uma biblioteca de classes básica. É nessa biblioteca de classes que se encontra sistema de janelas, componentes de entrada/saída de dados, sockets e gerenciamento de memória.

O principal objetivo da iniciativa .NET, do ponto de vista das linguagens de programação, é simplificar o desenvolvimento de aplicações para a Internet.

Bom ai esta um pouquinho da plataforma .NET. Amanhã vou falar um pouquinho do Customer Bridge do ponto de vista de desenvolvimento.

Nenhum comentário: