terça-feira, 9 de setembro de 2008

Software como serviço - Vantagens e Preacauções

Olá pessoal,

Estou de volta mais uma vez e vou falar mais um pouquinho sobre a aplicação que estamos desenvolvendo aqui na empresa que trabalho o Customer
Bridge®.
Desde o inicio desse ano estamos tentando chegar ao mercado e vimos que nosso sistema ainda não esta como deveria, apesar de uma ótima aceitação dos Leads notamos que os módulos do sistema estavam amarrados. Visualizamos que deveria ter a possibilidade do usuário escolher os módulos mais importantes para a sua empresa e assim reduzir o custo de aquisição Então foi criado o Customer Bridge BOX®, que será disponibilizado como SaaS (Software as a Service).
A primeira pergunta que nos vem à cabeça é: "Quanto vale e quanto custa ser dono dos códigos fontes?"
Para muitos a resposta é: "Custam mais que valem”.

E porque isso? Primeiro nem sempre um software adquirido contempla todas as necessidades da empresa. E com a evolução muitos desses softwares se tornam obsoletos.
Por esses motivos que um software acaba custando mais do que eles valem, empresas investem fortunas em sistemas que ao terminar sua implantação ele pode não condizer com suas normas ou até mesmo não ter atualizações suficientes para seu cenário atual.
Existem muitas siglas na área de tecnologia e agora vou falar de mais uma

SaaS – Software as a service / Software como serviço
Vamos conceituar essa sigla ...
- Serviço é o ato ou ação útil aos interesses de alguém
- Software é qualquer programa ou grupo de programas que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa.

Então SaaS nada mais é que um modelo de disponibilizar uma aplicação. As vantagens do SaaS é tempo e custo de implantação menor, não há necessidades de investimentos em infra estrutura, treinamento de usuário mais simples e não pagar por atualizações nem licenças às vezes não utilizadas.

Outras Vantagens focando o ponto de vista do:
Consumidor
  • Alta disponibilidade
  • Redução de dependência do departamento de TI
  • Baixo custo de manutenção
  • Uso descentralizado (Informações não ficam presas - Conhecimento)
e Desenvolvedor
  • Maior eficiência
  • Maior produtividade
  • Agilidade no atendimento do cliente
  • Atualizações centradas
  • Compatibilidade entre versões

Porém como tudo nessa vida precisa de precauções não seria diferente com o SaaS, segue a lista de algumas precauções a serem tomadas ao adquirir um SaaS:
  • O acesso precisa ser rápido e estável no servidor do fornecedor
  • Verificar se sua aplicação é recomendada para SaaS, pois algumas aplicações não são recomendadas para SaaS como frente de loja e estoque, pois são sistemas críticos, ou aplicações robustas que precisam de desempenho de hardware
  • Um SaaS não é muito personalizado, então se sua empresa deseja um produto completamente customizado o SaaS não seria uma boa opção.
  • Verificar como é feita a integração com outros sistemas na maioria a troca de informações é manual.
Observando essas precauções a ser tomadas que a Across-IT ao desenvolver o Customer Bridge® como um SaaS se preocupou em:
  • Desenvolver uma ferramenta de administração de campos dinâmicos, assim a empresa poderá optar por quais campos desejar em seus cadastros;
  • Integrar com alguns ERPs comercializados atualmente, e exemplo do Sapiens.
Em outro post vou descrever passo a passo as atualizações do Customer Bridge BOX.

E para finalizar vou citar alguns exemplos de SaaS, assim ficará mais claro em nossas mentes o que é um SaaS.
  • Google Docs e Office Live – Gerenciamento de documentos, planilhas e apresentações
  • Conta Ouro e Spesa - Controles financeiros
  • Aprex: Escritório on line, e-mail marketing e apresentações (vários serviços)
  • Zoho Office (varias ferramentas) associado ao google e yahoo
É isso ai galerinha, espero ter ajudado quando o assunto é SaaS.

Onde pesquisei:

Nenhum comentário: